Funcionalidade: Manutenção de Perfil - Tela: Cadastro de Perfil
Ao clicar no botão "Cadastrar", apresentado na tela "Pesquisa por Perfil", o usuário é direcionado para a tela de "Cadastro de Perfil". Por meio dessa página, é possível realizar a criação de um novo "Perfil", preenchendo os campos necessários e designando os módulos habilitados a esse novo registro.
Campos Cadastrais de um Novo Perfil:
Para iniciar o cadastramento de um perfil, primeiramente é necessário preencher os campos de identificação do mesmo. Desta forma, o usuário deve responder o campo "Perfil" especificando o título desse novo perfil, o campo Descrição para escrever informações detalhadas sobre o mesmo, o campo "Papel" para designar o gênero desse novo perfil e, por fim, o campo "Vigência" para determinar o período de duração desse perfil.
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O campo "Papel", conforme especificado anteriormente, serve para designar o gênero desse novo perfil. O sistema só permite a criação de um perfil para o mesmo gênero do usuário operando a funcionalidade, ou seja, um tipo Consignatária só pode criar perfis para tipo Consignatária.
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O campo "Vigência", conforme especificado anteriormente, serve para determinar o período de duração desse perfil. Quando o prazo determinado nesse componente chegar ao fim, todos os usuários vinculados a esse perfil são impossibilitados de logar no sistema. Tal situação é explicada pelo ícone de (i), para abri-lo é só passar o cursor do mouse por cima do mesmo.
Atribuição de Módulos ao Novo Perfil:
No ato da criação de um novo perfil é preciso selecionar os módulos que serão atribuídos ao mesmo. O sistema apresenta uma tabela que permite essa ação supracitada, a partir desta seleção, é especificado quais módulos os usuários vinculados a esse novo perfil podem receber a atribuição e, portanto, estar habilitado a executar a função na plataforma. Os campos de pesquisa acima do componente servem para facilitar a identificação do módulo, o parâmetro de procura ocorre pelo título do mesmo.
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Quando um módulo não está atribuido a determinado perfil, os usuários desse perfil não poderão receber a atribuição do módulo em questão. Com base nessa regra, o módulo não irá nem aparecer como existente durante o gerenciamento de usuário da Consignatária.
Botões (Salvar e Fechar):
O botão "Salvar" irá confirmar a gravação das informações do "Perfil" em questão no Sistema de Gestão de Margem. Esses dados referem-se aqueles que foram inseridos nos campos expostos acima, no intuito de se realizar a criação de um "Novo Perfil".
Já referente ao botão "Fechar" possibilita o retorno para a página denominada "Pesquisa por Perfil". Ao aciona-lo, as possíveis modificações que foram efetuadas nessa página não serão salvas.
Mensagem Informativa (Ação concluída com Sucesso):
Após clicar no botão "Salvar" o sistema irá apresentar uma mensagem informativa na parte superior da tela, ela indica ao usuário que a ação foi concluída com sucesso.
Notificações - Mensagens de Alerta:
Em nosso sistema existem algumas mensagens de alerta, instruindo e/ou indicando ao usuário se a ação desejada foi realizada com sucesso ou há algum impedimento para que a mesma seja executada. Entre outras fatores, ela sinaliza um possível erro de digitação no conteúdo informado, a falta de preenchimento de um campo obrigatório ou, até mesmo, uma divergência encontrada na ação desejada devido aos critérios das regras de negócio. A seguir, vamos listar todas as possíveis mensagens de aviso apresentadas nessa tela e descrevê-las:
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O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que algum campo obrigatório não foi preenchido ou selecionado.
Como solucionar? Verificar qual campo está pendente quanto a seu preenchimento ou seleção e executar a ação necessária
Conclusão da Descrição:
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Cadastro de Perfil". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
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