Manual: Artemis - Plataforma de Gestão de Consignados
Guia do Módulo Consignatária - Versão 2020
×
Menu
Índex

Funcionalidade: Averbação de Contrato

Tela: Confirmação da Averbação de Contrato

 
Depois de realizar as ações de preenchimento dos campos sobre as informações de contrato e confirmar a ação de "Averbar Contrato", ocorre um direcionamento automático para a quarta aba da funcionalidade denominada "Confirmação da Averbação de Contrato".
 
Essa etapa serve para apresentar ao usuário operador a confirmação de que a ação foi finalizada com sucesso. Haja visto o seu objetivo de apenas conferência, nenhum dos campos apresentados por ela estarão disponíveis para edição. Para apresentar os dados resumidos dessa ação, ela contém alguns componentes distribuídos entre mensagem informativa, agrupadores e botões. Confira logo abaixo, a descrição de cada um e também sobre o conteúdo inserido dentro deles:
 
Mensagem Informativa - Ação realizada com Sucesso:
 
Essa é a notificação gerada na parte superior da tela, ela serve como uma mensagem informativa para alertar o usuário operador que o procedimento de averbação foi concluído com sucesso.
 
 
Além disso, também demonstra-se o I.P. de computador utilizado pelo usuário responsável por executar essa ação.
 
Grupo - Informações do Servidor:
 
O agrupador denominado Informações do Servidor apresenta-se como um cabeçalho padrão que contém alguns dados importantes de identificação do servidor público.
 
Esse componente está dividido em duas colunas, na primeira é apresentado: o Nome Completo, o CPF, a Matrícula e a data da Última Folha do Servidor. Já na segunda coluna são exibidas outras informações relevantes, sendo elas: o Regime de Contratação, o Órgão Gestor/Secretaria, a Lotação e o Cargo/Função.
 
 
Além disso, no canto superior direito do grupo, é disponibilizado um botão denominado Detalhar, por meio dele é possível consultar um detalhamento completo disponibilizado sobre a identificação do servidor público em questão e também imprimir esse conteúdo. O principal item exposto nessa janela, que não é apresentado no grupo supracitado, é o Última Folha do Órgão Gestor.
 
 
A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes no cabeçalho visualizado por meio da Figura 25:
 
 
Outro fator que podemos destacar é que, visando facilitar o trabalho dos usuários que operam a nossa plataforma, criamos uma rotina que possibilita o fechamento das janelas abertas dentro do sistema, de uma forma mais rápida, apenas clicando sobre o botão ESC do teclado. Como é o caso da janela Informações Detalhadas do Servidor aqui abordada, se o usuário operador quiser, pode utilizar desse atalho.
 
Grupo - Informações da Consignatária:
 
Ele apresenta o nome da Consignatária e os parâmetros selecionados (Modalidade e Código de Desconto), onde o sistema se programou para filtrar as informações de acordo com o parâmetro escolhido e apresentar a margem disponível do servidor público. De uma forma resumida, indica o valor de margem líquida disponível para se utilizar com aquele produto da Consignatária.
 
 
A seguir, apresentaremos a descrição dos campos presentes no grupo de informações visualizado na Figura 45:
 
 
Grupo - Dados da Reserva:
 
Seguindo a mesma linha dos agrupadores mencionados anteriormente, os campos disponíveis neste item referem-se a informações importantes inseridas pelo próprio usuário ou algum outro da consignatária durante o ato da Reserva de Margem.
 
 
A seguir, apresentaremos a descrição dos campos presentes no grupo de informações visualizado na Figura 46:
 
 
Grupo - Dados da Averbação:
 
Esse componente permite realizar a conferência dos dados inseridos na aba anterior, denominada Informe os Dados do Contrato.
 
A seguir, apresentaremos a descrição dos campos presentes no grupo de informações visualizado na Figura 47:
 
 
 
 
Botões - Nova Averbação de Contrato e Imprimir:
 
Ao acionar o botão Nova Averbação de Contrato, o usuário é direcionado novamente para a aba de "Pesquisa por Servidor". Esse componente é um atalho que possibilita, de uma maneira rápida e simples, que o usuário operador continue a efetuar a averbação de contratos dentro do Sistema de Gestão de Margem. Caso tenha o interesse em realizar outra averbação, é a partir deste botão que o usuário poderá realizar outro procedimento igual ao executado anteriormente.
 
 
 Quanto ao botão Imprimir, quando acionado, ele gera um arquivo em PDF que expõe o conteúdo da tela apresentada nessa aba que o usuário operador se encontra.
 
Conclusão da Descrição:
 
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Confirmação da Averbação de Contrato". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
 
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
 
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
 
Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe, contamos com a sua colaboração. Saiba que a sua contribuição é muito importante para nós.
 
Equipe de Suporte Técnico