Funcionalidade: Averbação de Contrato
Tela: Contratos Disponíveis para Averbação
Depois de realizar as ações de definição nos filtros da aba "Pesquisa por Servidor", selecionar o cadastro desejado e inserir as informações de validação de segurança, ocorre um direcionamento automático para a segunda aba da funcionalidade denominada "Contratos Disponíveis para Averbação".
Essa etapa é responsável por possibilitar que o usuário operador escolha o contrato para efetuar a ação de confirmação da "reserva" previamente efetuada, aplicando-se tanto para operações normais quanto renegociações e contratos intencionados. Para apresentar os dados resumidos dessa ação, ela contém alguns componentes distribuídos entre agrupadores, tabelas e botões. Confira logo abaixo, a descrição de cada um e também sobre o conteúdo inserido dentro deles:
Grupo - Informações do Servidor:
O agrupador denominado Informações do Servidor apresenta-se como um cabeçalho padrão que contém alguns dados importantes de identificação do servidor público.
Esse componente está dividido em duas colunas, na primeira é apresentado: o Nome Completo, o CPF, a Matrícula e a data da Última Folha do Servidor. Já na segunda coluna são exibidas outras informações relevantes, sendo elas: o Regime de Contratação, o Órgão Gestor/Secretaria, a Lotação e o Cargo/Função.
Além disso, no canto superior direito do grupo, é disponibilizado um botão denominado Detalhar, por meio dele é possível consultar um detalhamento completo disponibilizado sobre a identificação do servidor público em questão e também imprimir esse conteúdo. O principal item exposto nessa janela, que não é apresentado no grupo supracitado, é o Última Folha do Órgão Gestor.
-
Todos os dados apresentados nesse grupo são cadastrados e repassados pelo Órgão Gestor/Secretaria. Caso o mesmo não forneça uma dessas informações, não temos como apresenta-la no sistema. Desta forma, se isso acontecer, o campo é preenchido de forma automática com um conteúdo padrão.
A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes no cabeçalho visualizado por meio da Figura 25:
-
Regime de Contratação: Definição de acordo com a lei, acerca da conjuntura aplicada sobre a remuneração de determinado serviço pelo contratante. Há diferentes regimes de contratação e cada um deles possui seus respectivos aspectos legais, o que pode influenciar no cálculo da margem efetuado pelo Órgão Gestor. Alguns exemplos são CLT, Estatutário, Comissionado, entre outros.
-
Órgão Gestor/Secretaria: Identifica o Órgão/Secretaria responsável pela Folha de Pagamento, ele regulamenta e faz cumprir as leis que dispõem sobre as consignações. Exemplos: Município, Estado, Instituto, Tribunal, entre outros.
-
Lotação: Indica o estabelecimento ou local em que o funcionário público exerce as suas atividades no dia a dia de trabalho. Um servidor público pode ter seu vinculo junto a um determinado um Órgão/Secretaria, mas, pode ser cedido ou designado para outro qualquer e passará a ser lotado naquele lugar.
-
Cargo/Função: Especifica a posição e o nível hierarquico do contratado dentro da organização a qual está inserido. Desta forma, esse é o seu ofício e é o que define quais serão as atividades executadas pelo mesmo.
-
Margem Líquida (Valor Disponível): Apresenta o valor de margem que o servidor dispõe para efetuar operações consignadas. Ela é o resultado do cálculo entre a margem bruta e a soma dos descontos ativos que incidem sobre a mesma. Caso esteja positiva, um novo contrato só poderá ser lançado dentro do sistema se tiver o seu valor de parcela enquadrado dentro dessa quantia informada.
-
Última Folha do Servidor: Especifica o período (mês/ano) em que foram encaminhados os últimos dados financeiros do servidor público. Caso a data informada nesse campo seja anterior a competência atual aplicada no sistema, o servidor público não irá dispor de margem consignável.
-
Última Folha do Órgão Gestor: Especifica o período (mês/ano) em que foram encaminhados os últimos dados financeiros daquele Órgão Gestor/Secretaria. Caso a data informada nesse campo seja anterior a competência atual aplicada no sistema, o servidor público não irá dispor de margem consignável.
Já sobre a tabela Histórico de Ocorrências do Servidor, ela tem como objetivo exibir o histórico de ocorrências de uma matrícula de um determinado servidor público. Permitindo ao usuário que esta realizando a consulta, identificar se o mutuário estava, por exemplo: Exonerado, Afastado, Licenciado, Falecido, entre outros. Resumidamente, essa tabela indica a situação de um servidor público em uma matrícula e em um mês/ano específico, conforme enviado pelo Órgão Gestor (Convênio). Ou seja, essas ocorrências dependem pontualmente da situação em que o servidor público encontrava-se junto ao seu Órgão Gestor naquela competência.
Salientamos que a ocorrência exposta será sempre de uma competência passada e, não necessariamente, permanecerá para a atual ou as posteriores. Desta forma, nem todas as ocorrências que serão apresentadas em tela terão um caráter "permanente", podendo mudar ou simplesmente voltar ao “normal” a cada nova competência. É importante lembrar que se a situação do servidor normalizar, não haverá outra informação nessa tabela, pois ela exibe apenas as ocorrências. Segue abaixo uma explicação sobre as colunas da tabela:
-
Competência - Indica o mês/ano do contracheque em que houve uma ocorrência;
-
Ocorrência - Sinaliza qual foi o fato/incidente ocorrido com o servidor público na competência referida anteriormente.
Outro fator que podemos destacar é que, visando facilitar o trabalho dos usuários que operam a nossa plataforma, criamos uma rotina que possibilita o fechamento das janelas abertas dentro do sistema, de uma forma mais rápida, apenas clicando sobre o botão ESC do teclado. Como é o caso da janela Informações Detalhadas do Servidor aqui abordada, se o usuário operador quiser, pode utilizar desse atalho.
Tabela - Escolha um Contrato para Averbar:
Ela permite ao usuário operador visualizar os contratos que estão ativos e disponíveis para averbação, com isso ele pode selecionar o contrato desejado a partir da conferência de suas informações.
A seguir, apresentaremos o detalhamento das colunas presentes na tabela visualizada na Figura 39:
-
Contrato: É o código de identificação interno do Sistema de Gestão de Margem, essa informação é gerada automaticamente no ato da criação do contrato.
-
Nº de Controle: É o código de identificação do contrato no sistema interno da Entidade Consignatária. Este campo é opcional, por isso, às vezes poderá constar em branco.
-
Situação: É o tipo de contrato, podendo diferenciar-se em vários gêneros de operação, por exemplo: normal, refinanciamento, intenção de contrato, entre outros. Além disso, pode conter o(s) código(s) do(s) contrato(s) origem do procedimento ao qual está envolvido.
-
Código de Desconto: Essa coluna contém duas informações importantes, sendo o Código de Desconto do contrato e o nome da Consignatária responsável pela operação. Respeitando as regulamentações dos Órgãos Gestores, o campo do Código de Desconto poderá conter informações complementares.
-
Reservado em: É a data em que a reserva de margem foi efetuada e/ou lançada no Sistema de Gestão de Margem.
-
Parcela Reservada: É o valor de parcela acordado entre as partes (Entidade Consignatária e o servidor público).
-
Prazo: É a quantidade de parcelas previstas para lançamento na Folha de Pagamento do servidor público.
-
Quantidade de Parcelas Descontadas: É o número de parcelas que já foram encaminhadas para a Folha de Pagamento, ou seja, a quantidade de descontos que ocorreram no contracheque do servidor público.
-
Ações: Essa coluna contém um botão denominado "Averbar" para o usuário iniciar o procedimento de Averbação do item "contrato" selecionado.
Conclusão da Descrição:
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Contratos Disponíveis para Averbação". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe, contamos com a sua colaboração. Saiba que a sua contribuição é muito importante para nós.
Equipe de Suporte Técnico