Manual: Artemis - Plataforma de Gestão de Consignados
Guia do Módulo Consignatária - Versão 2020
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Funcionalidade: Liquidação e/ou Cancelamento de Contrato

Tela: Pesquisa por Servidor

 
Seja pelo ícone ou pela opção atribuída no Menu "Operações", depois de selecionar a "Liquidar/Cancelar Contrato" ocorre um direcionamento automático para a página da funcionalidade. O usuário irá visualizar, primeiramente, a aba denominada de "Pesquisa por Servidor".
 
Essa etapa é responsável por filtrar os parâmetros de pesquisa na busca pelo cadastro desejado de um determinado servidor público. Para apresentar e possibilitar a realização dessa ação, ela contém alguns componentes distribuídos entre agrupadores, tabelas e botões. Confira logo abaixo, a descrição de cada um e também sobre o conteúdo inserido dentro deles:
 
Parâmetros de Pesquisa - Matrícula e CPF:
 
Para buscar pelo cadastro de um servidor público, primeiramente, é necessário preencher o parâmetro de pesquisa pelo registro desejado. Tanto o campo de busca por Matrícula quanto o de CPF, podem ser utilizados para essa identificação.
 
Lembre-se que para cada Regime de Contratação que o servidor possuir com o Órgão Gestor (Efetivo, Comissionado e etc.), ele poderá ter uma matrícula respectiva e específica. Ao utilizar a procura por meio de uma Matricula, não é necessário preencher essa informação por completo, apenas parte dela já é suficiente. Assim sendo, caso você procure por "123",  todos os registros com esse código de matricula serão apresentados em tela, mesmo que elas contenham outros números complementares.
 
De outra forma, se for optado pelo campo CPF do servidor, na pesquisa é obrigatório informá-lo por completo e a visualização dos dados será mais abrangente, caso o mesmo possua mais de uma matrícula, todas serão incluídas no resultado da pesquisa.
 
 
Determine a pesquisa pela via que desejar e depois clique no botão Pesquisar. Desta forma, o sistema estará se programando para filtrar as informações de acordo com o parâmetro escolhido. Lembre-se, ao realizar uma pesquisa preenchendo os dois campos (Matrícula e CPF) ao mesmo tempo, o sistema irá considerar apenas o primeiro campo de busca para efetuar a procura, no caso estará utilizando apenas o campo da Matrícula.
 
Por padrão, caso não seja encontrado um registro para o valor preenchido ou ocorra algum outro impedimento, o sistema irá apresentar uma mensagem indicando o contexto. (Conferir descrição das mensagens no item Notificações - Mensagens de Alerta abaixo)
 
 
 
 
Tabela - Resultado da Pesquisa por Servidor:
 
Ao clicar sobre o botão Pesquisar mencionado acima, a tabela denominada Resultado da Pesquisa por Servidor irá apresentar os resultados encontrados para o filtro que fora determinado. Posteriormente, basta escolher o registro desejado acionando o botão Selecionar, dentro da coluna Ações.
 
Primeiramente, antes de entrar em detalhes sobre essa tabela em si, é relevante destacar algumas melhorias que foram implantadas para todas as tabelas do Sistema de Gestão de Margem. Essa plataforma foi desenvolvida visando atender e, até mesmo, antecipar as necessidades dos nossos parceiros. Como cada um pode ter um interesse em específico, estamos cada vez mais tornando o sistema personalizável de acordo com as preferências da pessoa que o utiliza.
 
Pensando nesse objetivo, inserimos um botão em formato de um livro aberto que tem a função de ser um "seletor de colunas", ele fica localizado no canto esquerdo da tabela ao lado do seu título. Por meio dele, é possível escolher quais colunas serão apresentadas em tela, se for de seu interesse, clique sobre o botão e escolha as informações que lhe forem relevantes. Realizando essa ação, a tabela apresentará apenas as colunas que foram selecionadas.
 
 
 
Utilizando da mesma linha de raciocínio do componente mencionado acima, disponibilizamos um mecanismo que funciona como um ordenador de registros, localizado logo abaixo ou na lateral do título da coluna. Ele organiza os registros na coluna em que for realizada a ação, entre os parâmetros possíveis, essa ferramenta permite regular por uma ordem crescente ou decrescente, por ordem alfabética do começo ao fim ou vice-versa.
 
O campo denominado Exportar, localizado no canto inferior direito da tabela, permite o download dessa lista de resultados em diferentes formatos de arquivo. Seguindo essa ordem: EXCEL, PDF, CSV, XML e, por fim, TXT. Caso seja de seu interesse executar essa ação, clique sobre o formato desejado que um arquivo será baixado no seu computador.
 
Notificações - Mensagens de Alerta:
 
Em nosso sistema existem algumas mensagens de alerta, instruindo e/ou indicando ao usuário se a ação desejada foi realizada com sucesso ou há algum impedimento para que a mesma seja executada. Entre outras fatores, ela sinaliza um possível erro de digitação no conteúdo informado, a falta de preenchimento de um campo obrigatório ou, até mesmo, uma divergência encontrada na ação desejada devido aos critérios das regras de negócio. A seguir, vamos listar todas as possíveis mensagens de aviso apresentadas nessa tela e descrevê-las:
 
01)
 
O que significa? Ela está sinalizando que o sistema não conseguiu encontrar nenhum servidor cadastrado, dentro dos padrões de critérios utilizados (Matrícula ou CPF).
 
Observações complementares: Existem casos em que um servidor, recém contratado, ainda não possui cadastro/dados financeiros dentro da plataforma e essa mensagem é apresentada. Nesse caso em específico, orienta-se aguardar até a disponibilização da próxima margem, pois durante esse processo é possível que o Órgão Gestor (Convênio) disponibilize o cadastro/dados financeiros desse respectivo servidor.
 
Como solucionar? Conferir as informações preenchidas no campo de pesquisa (Matrícula ou CPF), corrigindo o conteúdo com os dados corretos.
 
02)
 
O que significa? Ela está sinalizando a falta de preenchimento em um campo obrigatório para realizar a ação de busca por um registro de um servidor público.
 
Como solucionar? Preencher um dos campos obrigatórios (Matrícula ou CPF). Para realizar uma busca por servidor, é necessário que seja informado um dos critérios de pesquisa
 
03)
 
O que significa? Ela está sinalizando que não existe nenhum contrato a ser Liquidado, referente a matrícula do servidor em questão.
 
Como solucionar? É necessário que o servidor público tenha algum contrato Reservado ou Averbado, só assim será possível realizar o processo de Liquidação/Cancelamento.
 
 
Conclusão da Descrição:
 
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Pesquisa por Servidor". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
 
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
 
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
 
Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe, contamos com a sua colaboração. Saiba que a sua contribuição é muito importante para nós.
 
Equipe de Suporte Técnico