Funcionalidade: Reserva de Margem - Tela: Informe os Dados do ContratoDepois de realizar as ações de definição nos filtros da aba "Pesquisa por Servidor", selecionar o cadastro desejado e inserir as informações de validação de segurança, ocorre um direcionamento automático para a segunda aba da funcionalidade denominada "Informe os Dados do Contrato".
Essa etapa é responsável por permitir o preenchimento dos campos de detalhes do contrato que está motivando a ação de reserva de margem, serão os parâmetros inseridos nessa etapa que representarão a operação dentro do Sistema de Gestão de Margem. Para apresentar os dados resumidos dessa ação, ela contém alguns componentes distribuídos entre agrupadores e botões. Confira logo abaixo, a descrição de cada um e também sobre o conteúdo inserido dentro deles:
Grupo - Informações do Servidor:
O agrupador denominado Informações do Servidor apresenta-se como um cabeçalho padrão que contém alguns dados importantes de identificação do servidor público.
Esse componente está dividido em duas colunas, na primeira é apresentado: o Nome Completo, o CPF, a Matrícula e a data da Última Folha do Servidor. Já na segunda coluna são exibidas outras informações relevantes, sendo elas: o Regime de Contratação, o Órgão Gestor/Secretaria, a Lotação e o Cargo/Função.
![]() Além disso, no canto superior direito do grupo, é disponibilizado um botão denominado Detalhar, por meio dele é possível consultar um detalhamento completo disponibilizado sobre a identificação do servidor público em questão e também imprimir esse conteúdo. O principal item exposto nessa janela, que não é apresentado no grupo supracitado, é o Última Folha do Órgão Gestor.
![]() A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes no cabeçalho visualizado por meio da Figura 25:
Outro fator que podemos destacar é que, visando facilitar o trabalho dos usuários que operam a nossa plataforma, criamos uma rotina que possibilita o fechamento das janelas abertas dentro do sistema, de uma forma mais rápida, apenas clicando sobre o botão ESC do teclado. Como é o caso da janela Informações Detalhadas do Servidor aqui abordada, se o usuário operador quiser, pode utilizar desse atalho.
Grupo - Informações de Margem Disponível:
O início do cadastramento de uma reserva, respeitando as particularidades da regulamentação dos Órgãos Gestores, começa a partir deste componente. Através dele, o sistema solicita a definição dos filtros de Modalidade e Código de Desconto em que o contrato desta operação de Reserva de Margem irá se enquadrar.
![]() A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes no cabeçalho visualizado por meio das Figuras 30:
É importante ressaltar que é necessário escolher a Modalidade e o Cód. de Desconto para se realizar a procura pela informação de margem disponível e também para identifcar algumas características sobre o contrato em questão. Eles são parâmetros obrigatórios solicitados pelo sistema, caso eles não sejam selecionados, não será possível cadastrar a nova operação consignada.
Grupo - Informações do Novo Contrato:
Os campos desse grupo estarão habilitados para preenchimento, permitindo que o usuário insira algumas informações detalhadas sobre o contrato
.![]() A seguir, apresentaremos o detalhamento dos campos presentes no grupo de informações visualizadas na Figura 31:
Considerando a particularidade de cada Órgão Gestor, com exceção do Nº de Controle e, em alguns casos, o Comprovante de Autorização, todos os campos disponibilizados em tela devem ser preenchidos. Pois tratam-se de parâmetros obrigatórios solicitados pelo sistema, caso as informações desses campos não sejam inseridas, não será possível executar a reserva de margem pretendida.
Botões - Voltar e Confirmar:
Esses componentes são botões que permitem a realização de duas ações diferentes dentro dessa funcionalidade.
![]() O botão Confirmar permitirá ao usuário que siga adiante no lançamento do contrato a título de reserva de margem. Ao aciona-lo, o sistema automaticamente abrirá uma janela questionando o usuário se ele realmente deseja lançar tal operação no Sistema de Gestão de Margem. Caso a resposta seja positiva, basta confirmar novamente.
Além disso, conforme demonstrado na Figura 32, esta tela também contém o botão Voltar que servirá para direcionar o usuário para a tela anterior, no caso a "Pesquisa por Servidor".
Notificações - Mensagens de Alerta:
Em nosso sistema existem algumas mensagens de alerta, instruindo e/ou indicando ao usuário se a ação desejada foi realizada com sucesso ou há algum impedimento para que a mesma seja executada. Entre outras fatores, ela sinaliza um possível erro de digitação no conteúdo informado, a falta de preenchimento de um campo obrigatório ou, até mesmo, uma divergência encontrada na ação desejada devido aos critérios das regras de negócio. A seguir, vamos listar todas as possíveis mensagens de aviso apresentadas nessa tela e descrevê-las:
01)
![]() O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que algum campo obrigatório não foi preenchido ou selecionado.
Como solucionar? Verificar qual campo está pendente quanto a seu preenchimento ou seleção e executar a ação necessária.
02)
![]() O que significa? Mensagem de alerta indicando quando um servidor pertence a um Órgão/Secretária sem permissão para efetivar uma operação consignada ou uma modalidade em espefícico (Cartão, Emprestimo, Mensalidade Associativa).
Como solucionar? Nesse caso, por tratar-se de uma determinação do próprio Convênio (Órgão Gestor) o contexto não permite alterações.
03)
![]() O que significa? Mensagem sinalizando que a margem do servidor público está bloqueada em nosso sistema.
Como solucionar? Verificar qual o motivo que está ocasionando o bloqueio da margem do servidor junto a nossa central de atendimento, assim sendo possível realizar o procedimento correto no contexto
Conclusão da Descrição:
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Informe os Dados do Contrato". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe, contamos com a sua colaboração. Saiba que a sua contribuição é muito importante para nós.
Equipe de Suporte Técnico
|