Manual: Artemis - Plataforma de Gestão de Consignados
Guia do Módulo Consignatária - Versão 2020
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Funcionalidade: Refinanciar Contrato - Tela: Informe os Dados do Contrato

 
Depois de realizar as ações de definição nos filtros da aba "Seleção de Contrato(s)" e selecionar o cadastro desejado, ocorre um direcionamento automático para a terceira aba da funcionalidade denominada "Informe os Dados do Contrato".
 
Essa etapa é responsável por permitir o preenchimento dos campos de detalhes do contrato que está motivando a ação de renegociação, serão os parâmetros inseridos nessa etapa que representarão a operação autorizada dentro do Sistema de Gestão de Margem. Para apresentar os dados resumidos dessa ação, ela contém alguns componentes distribuídos entre agrupadores e botões. Confira logo abaixo, a descrição de cada um e também sobre o conteúdo inserido dentro deles:
 
Grupo - Informações do Servidor:
 
O agrupador denominado Informações do Servidor apresenta-se como um cabeçalho padrão que contém alguns dados importantes de identificação do servidor público.
 
Esse componente está dividido em duas colunas, na primeira é apresentado: o Nome Completo, o CPF, a Matrícula e a data da Última Folha do Servidor. Já na segunda coluna são exibidas outras informações relevantes, sendo elas: o Regime de Contratação, o Órgão Gestor/Secretaria, a Lotação e o Cargo/Função.
 
 
Além disso, no canto superior direito do grupo, é disponibilizado um botão denominado Detalhar, por meio dele é possível consultar um detalhamento completo disponibilizado sobre a identificação do servidor público em questão e também imprimir esse conteúdo. O principal item exposto nessa janela, que não é apresentado no grupo supracitado, é o Última Folha do Órgão Gestor.
 
 
A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes no cabeçalho visualizado por meio da Figura 25:
 
 
Outro fator que podemos destacar é que, visando facilitar o trabalho dos usuários que operam a nossa plataforma, criamos uma rotina que possibilita o fechamento das janelas abertas dentro do sistema, de uma forma mais rápida, apenas clicando sobre o botão ESC do teclado. Como é o caso da janela Informações Detalhadas do Servidor aqui abordada, se o usuário operador quiser, pode utilizar desse atalho.
 
Tabela - Lista de Contrato(s) Selecionado(s) para Refinanciamento:
 
Essa tabela permite a identifição do(s) contrato(s) selecionado(s) para a renegociação. Além disso, também é possível conferir algumas informações sobre os contratos em questão e remover um contrato desse procedimento.
 
Primeiramente, antes de entrar em detalhes sobre essa tabela em si, é importante ressaltar algumas melhorias que foram implantadas para todas as tabelas do Sistema de Gestão de Margem. Essa plataforma foi desenvolvida visando atender e, até mesmo, antecipar as necessidades dos nossos parceiros. Como cada um pode ter um interesse em específico, estamos cada vez mais tornando o sistema personalizável de acordo com as preferências da pessoa que o utiliza.
 
Pensando nesse objetivo, inserimos um botão em formato de um livro aberto que tem a função de ser um "seletor de colunas", ele fica localizado no canto esquerdo da tabela ao lado do seu título. Por meio dele, é possível escolher quais colunas serão apresentadas em tela, se for de seu interesse, clique sobre o botão e escolha as informações que lhe forem relevantes. Realizando essa ação, a tabela apresentará apenas as colunas que foram selecionadas.
 
 
 
Utilizando da mesma linha de raciocínio do componente mencionado acima, disponibilizamos um mecanismo que funciona como um ordenador de registros, localizado logo abaixo ou na lateral do título da coluna. Ele organiza os registros na coluna em que for realizada a ação, entre os parâmetros possíveis, essa ferramenta permite regular por uma ordem crescente ou decrescente, por ordem alfabética do começo ao fim ou vice-versa.
 
A seguir, apresentamos o detalhamento das colunas presentes na tabela visualizada na Figura 53:
 
 
 
Grupo - Informações de Margem Disponível:
 
O início do cadastramento de uma reserva, respeitando as particularidades da regulamentação dos Órgãos Gestores, começa a partir deste componente. Através dele, o sistema solicita a definição dos filtros de Modalidade e Código de Desconto em que o contrato desta operação de renegociação irá se enquadrar.
 
 
A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes no cabeçalho visualizado por meio das Figuras 54:
 
 
 
É importante ressaltar que é necessário escolher o Cód. de Desconto para se realizar a procura pela informação de margem disponível e também para identifcar algumas características sobre o contrato em questão. Ele é um parâmetro obrigatório solicitado pelo sistema, caso ele não seja selecionado, não será possível cadastrar a nova operação consignada.
 
Grupo - Informações do Novo Contrato:
 
O último grupo de dados exposto, o Informações do Novo Contrato é o mais relevante de todos. Será nesta parte da tela em que o usuário deverá digitar os dados referentes a nova operação de Refinanciamento que será lançada no Sistema de Consignações.
 
 
A seguir, apresentamos o detalhamento dos campos presentes no grupo visualizado na Figura 55:
 
 
 
Pensando em auxiliar e facilitar a compreensão sobre o significado de cada campo por parte do usuário, adicionamos ao lado de alguns deles uma ferramenta chamada tooltip. Ela pode ser identificada por uma bolinha preta, contendo em seu interior a letra "i" de informação, e fica localizada à direita do respectivo campo. Ao se passar com o cursor do mouse por cima do ícone, um texto contendo uma breve explicação do campo será apresentado em tela.
 
Botões de Ação - Voltar e Confirmar:
 
Considerando que as informações descritas sejam as corretas, o usuário deverá selecionar o botão "Confirmar" para seguir adiante no procedimento de "Refinanciamento do Contrato". Se assim o fizer, o mesmo será direcionado a aba de Confirmação da Reserva de Refinanciamento e na parte superior desta tela será exibida uma mensagem informativa confirmando que a ação de renegociação foi efetuada com sucesso.
 
 
O usuário também encontra a possibilidade de retornar para a aba anterior, basta acionar o botão Voltar.
 
Notificações - Mensagens de Alerta:
 
Em nosso sistema existem algumas mensagens de alerta, instruindo e/ou indicando ao usuário se a ação desejada foi realizada com sucesso ou há algum impedimento para que a mesma seja executada. Entre outras fatores, ela sinaliza um possível erro de digitação no conteúdo informado, a falta de preenchimento de um campo obrigatório ou, até mesmo, uma divergência encontrada na ação desejada devido aos critérios das regras de negócio. A seguir, vamos listar todas as possíveis mensagens de aviso apresentadas nessa tela e descrevê-las:
 
01)
O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que algum campo obrigatório não foi preenchido ou selecionado.
 
Como solucionar? Verificar qual campo está pendente quanto a seu preenchimento ou seleção e executar a ação necessária.
 
05)
O que significa? Mensagem de alerta indicando que o Prazo total de parcelas do contrato não pode ser maior que 96 vezes.
 
Como solucionar? É necessário interpretar a mensagem e o limite informado para que o prazo esteja enquadrado dentro da regra informada. Nesse caso o Prazo máximo é de 96 vezes, podendo variar dependendo do convênio em questão.
 
07)
O que significa? Mensagem de alerta indicando quando um servidor pertence a um Órgão/Secretária sem permissão para efetivar uma opração consignada ou uma modalidade em espefícico (Cartão, Emprestimo, Mensalidade Associativa).
 
  Como solucionar? Nesse caso, por tratar-se de uma determinação do próprio Convênio (Órgão Gestor) o contexto não permite alterações.
 
08)
O que significa? Mensagem de alerta indicando que a margem do servidor público está bloqueada em nosso sistema.
 
Como solucionar? Verificar qual o motivo que está ocasionando o bloqueio da margem do servidor junto a nossa central de atendimento, para que assim seja possível realizar o procedimento correto no contexto
 
05)
O que significa? Mensagem de alerta indicando que o Valor de Margem a Agregar não se enquadra nos parametros da regra de negócio.
 
Como solucionar? Enquadrar o Valor de Margem a Agregar(que deve ser menor ou igual) ao valor de Margem disponível do servidor.
 
 
Conclusão da Descrição:
 
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Informe os Dados do Contrato". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
 
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
 
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
 
Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe, contamos com a sua colaboração. Saiba que a sua contribuição é muito importante para nós.
 
Equipe de Suporte Técnico