Manual: Artemis - Plataforma de Gestão de Consignados
Guia do Módulo Consignatária - Versão 2020
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Funcionalidade: Refinanciar Contrato - Tela: Confirmação da Reserva de Refinanciamento

 
Depois de realizar as ações de preenchimento dos campos sobre as informações de contrato e confirmar a ação de "Refinanciar Contrato" na aba anterior, ocorre um direcionamento automático para a quarta aba da funcionalidade denominada "Confirmação da Reserva de Refinanciamento".
 
Essa etapa serve para apresentar ao usuário operador a confirmação de que a ação foi finalizada com sucesso. Haja visto o seu objetivo de apenas conferência, nenhum dos campos apresentados por ela estarão disponíveis para edição. Para apresentar os dados resumidos dessa ação, ela contém alguns componentes distribuídos entre agrupadores, tabelas e botões. Confira logo abaixo, a descrição de cada um e também sobre o conteúdo inserido dentro deles
 
Mensagem Informativa - Ação realizada com Sucesso:
 
Essa é a notificação gerada na parte superior da tela, ela serve como uma mensagem informativa para alertar o usuário operador que o procedimento de renegociação foi concluído com sucesso.
 
 
Ele apresenta o código interno gerado pelo Sistema de Gestão de Margem para identificar esse novo contrato. Além disso, também demonstra-se o I.P. de computador utilizado pelo usuário responsável por executar essa ação.
 
Componente de Alerta - Mensagem Explicativa:
 
Logo após esta mensagem o sistema expõe um texto explicativo, no intuito atentar o usuário ao método do cálculo da Margem para a Reserva realizada.
 
 
Grupo - Informações do Servidor:
 
O agrupador denominado Informações do Servidor apresenta-se como um cabeçalho padrão que contém alguns dados importantes de identificação do servidor público.
 
Esse componente está dividido em duas colunas, na primeira é apresentado: o Nome Completo, o CPF, a Matrícula e a data da Última Folha do Servidor. Já na segunda coluna são exibidas outras informações relevantes, sendo elas: o Regime de Contratação, o Órgão Gestor/Secretaria, a Lotação e o Cargo/Função.
 
 
Além disso, no canto superior direito do grupo, é disponibilizado um botão denominado Detalhar, por meio dele é possível consultar um detalhamento completo disponibilizado sobre a identificação do servidor público em questão e também imprimir esse conteúdo. O principal item exposto nessa janela, que não é apresentado no grupo supracitado, é o Última Folha do Órgão Gestor.
 
 
A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes no cabeçalho visualizado por meio da Figura 25:
 
 
Outro fator que podemos destacar é que, visando facilitar o trabalho dos usuários que operam a nossa plataforma, criamos uma rotina que possibilita o fechamento das janelas abertas dentro do sistema, de uma forma mais rápida, apenas clicando sobre o botão ESC do teclado. Como é o caso da janela Informações Detalhadas do Servidor aqui abordada, se o usuário operador quiser, pode utilizar desse atalho.
 
Tabela - Lista de Contrato(s) Selecionado(s) para Refinanciamento:
 
Essa tabela permite a identifição do(s) contrato(s) selecionado(s) para a renegociação. Além disso, também é possível conferir algumas informações sobre os contratos em questão e remover um contrato desse procedimento.
 
Primeiramente, antes de entrar em detalhes sobre essa tabela em si, é importante ressaltar algumas melhorias que foram implantadas para todas as tabelas do Sistema de Gestão de Margem. Essa plataforma foi desenvolvida visando atender e, até mesmo, antecipar as necessidades dos nossos parceiros. Como cada um pode ter um interesse em específico, estamos cada vez mais tornando o sistema personalizável de acordo com as preferências da pessoa que o utiliza.
 
Pensando nesse objetivo, inserimos um botão em formato de um livro aberto que tem a função de ser um "seletor de colunas", ele fica localizado no canto esquerdo da tabela ao lado do seu título. Por meio dele, é possível escolher quais colunas serão apresentadas em tela, se for de seu interesse, clique sobre o botão e escolha as informações que lhe forem relevantes. Realizando essa ação, a tabela apresentará apenas as colunas que foram selecionadas.
 
 
Utilizando da mesma linha de raciocínio do componente mencionado acima, disponibilizamos um mecanismo que funciona como um ordenador de registros, localizado logo abaixo ou na lateral do título da coluna. Ele organiza os registros na coluna em que for realizada a ação, entre os parâmetros possíveis, essa ferramenta permite regular por uma ordem crescente ou decrescente, por ordem alfabética do começo ao fim ou vice-versa.
 
A seguir, apresentamos o detalhamento das colunas presentes na tabela visualizada na Figura 59:
 
 
 
 
Grupo - Informações do Novo Contrato:
 
Abaixo da Lista de Contrato(s) Selecionado(s) para Refinanciamento, é possível identificar o grupo denominado Informações do Novo Contrato. Será neste grupo que o usuário poderá conferir os dados que foram digitados sobre a nova operação de Refinanciamento, ou seja, a Reserva lançada no Sistema de Consignações.
 
 
A seguir, apresentamos o detalhamento dos campos presentes no grupo visualizado na Figura 60:
 
 
Botões - Novo Refinanciamento e Imprimir:
 
Ao acionar o botão Novo Refinanciamento, o usuário é direcionado novamente para a aba de "Pesquisa por Servidor". Esse componente é um atalho que possibilita, de uma maneira rápida e simples, que o usuário operador continue a efetuar a renegociações de contratos dentro do Sistema de Gestão de Margem. Caso tenha o interesse em realizar outro refinanciamento, é a partir deste botão que o usuário poderá realizar outro procedimento igual ao executado anteriormente.
 
 
 
Quanto ao botão Imprimir, quando acionado, ele gera um arquivo em PDF que expõe o conteúdo da tela apresentada nessa aba que o usuário operador se encontra.
 
Conclusão da Descrição:
 
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Confirmação da Reserva de Refinanciamento". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
 
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
 
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
 
Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe, contamos com a sua colaboração. Saiba que a sua contribuição é muito importante para nós.
 
Equipe de Suporte Técnico