Funcionalidade: Averbação de ContratoTela: Informe os Dados do ContratoDepois de pesquisar e encontrar o cadastro do servidor público na primeira aba "Pesquisa por Servidor" e também selecionar o contrato que deverá ser averbado na segunda aba "Contratos Disponíveis para Averbação", o usuário operador é direcionado para a terceira e penúltima aba dessa funcionalidade, denominada "Informe os Dados do Contrato".
Essa etapa é responsável por permitir o preenchimento dos campos de detalhes do contrato que está motivando a ação de averbação, serão os parâmetros inseridos nessa etapa que representarão a operação autorizada dentro do Sistema de Gestão de Margem. Para apresentar os dados resumidos dessa ação, ela contém alguns componentes distribuídos entre agrupadores e botões. Confira logo abaixo, a descrição de cada um e também sobre o conteúdo inserido dentro deles:
Grupo - Informações do Servidor:
O agrupador denominado Informações do Servidor apresenta-se como um cabeçalho padrão que contém alguns dados importantes de identificação do servidor público.
Esse componente está dividido em duas colunas, na primeira é apresentado: o Nome Completo, o CPF, a Matrícula e a data da Última Folha do Servidor. Já na segunda coluna são exibidas outras informações relevantes, sendo elas: o Regime de Contratação, o Órgão Gestor/Secretaria, a Lotação e o Cargo/Função.
O que significa? Mensagem de alerta indicando que não existe nenhum Cód. de Desconto disponível para aquela matrícula junto ao servidor.
Como solucionar? Realizar a baixa de um contrato já existente, para que assim seja possível utilizar o Cód de Desconto ocupado por aquele contrato.
![]() Além disso, no canto superior direito do grupo, é disponibilizado um botão denominado Detalhar, por meio dele é possível consultar um detalhamento completo disponibilizado sobre a identificação do servidor público em questão e também imprimir esse conteúdo. O principal item exposto nessa janela, que não é apresentado no grupo supracitado, é o Última Folha do Órgão Gestor.
![]() A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes no cabeçalho visualizado por meio da Figura 25:
Outro fator que podemos destacar é que, visando facilitar o trabalho dos usuários que operam a nossa plataforma, criamos uma rotina que possibilita o fechamento das janelas abertas dentro do sistema, de uma forma mais rápida, apenas clicando sobre o botão ESC do teclado. Como é o caso da janela Informações Detalhadas do Servidor aqui abordada, se o usuário operador quiser, pode utilizar desse atalho.
Grupo - Informações de Margem Disponível:
Ele apresenta o nome da Consignatária e os parâmetros selecionados (Modalidade e Código de Desconto), onde o sistema se programou para filtrar as informações de acordo com o parâmetro escolhido e apresentar a margem disponível do servidor público. De uma forma resumida, indica o valor de margem líquida disponível para se utilizar com aquele produto da Consignatária.
![]()
A seguir, apresentaremos o detalhamento dos campos presentes no grupo de informações visualizadas na Figura 40:
Grupo - Dados da Reserva:
Ele possibilita que o usuário realize a conferência das informações que foram inseridas durante o ato da reserva de margem
.Devido ao seu objetivo, os campos apresentados dentro desse componente não estarão habilitados para edição.![]() A seguir, apresentaremos o detalhamento dos campos presentes no grupo de informações visualizadas na Figura 41:
Grupo - Informações da Averbação:
Diferentemente do agrupador anterior, esse componente está habilitado para preenchimento e/ou edição. É nesta parte que o usuário operador realiza o preenchimento dos campos de detalhes do contrato que está motivando a ação de averbação, serão os parâmetros inseridos nessa etapa que representarão a operação autorizada dentro do Sistema de Gestão de Margem.
![]() A seguir, apresentaremos o detalhamento dos campos presentes no grupo de informações visualizadas na Figura 42:
Botões - Voltar e Confirmar:
Considerando que as informações descritas sejam as corretas, o usuário deverá selecionar o botão "Confirmar" para seguir adiante no procedimento de "Averbação do Contrato". Se assim o fizer, o mesmo será direcionado a aba de Confirmação da Averbação de Contrato e na parte superior desta tela será exibida uma mensagem informativa confirmando que a ação de Averbação do Contrato foi efetuada com sucesso.
![]() (Figura 43 - Botões: Voltar e Confirmar)
O usuário também encontra a possibilidade de retornar para a aba anterior, basta acionar o botão Voltar.
Notificações - Mensagens de Alerta:
Em nosso sistema existem algumas mensagens de alerta, instruindo e/ou indicando ao usuário se a ação desejada foi realizada com sucesso ou há algum impedimento para que a mesma seja executada. Entre outras fatores, ela sinaliza um possível erro de digitação no conteúdo informado, a falta de preenchimento de um campo obrigatório ou, até mesmo, uma divergência encontrada na ação desejada devido aos critérios das regras de negócio. A seguir, vamos listar todas as possíveis mensagens de aviso apresentadas nessa tela e descrevê-las:
01)
![]() O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que algum campo obrigatório não foi preenchido ou selecionado.
Como solucionar? Verificar qual campo está pendente quanto a seu preenchimento ou seleção e executar a ação necessária.
02)
![]() O que significa? Mensagem de alerta, sinalizando que a regra de negócio ( Valor de parcela x Prazo) não atende aos critérios necessários correspondentes ao Valor Total Averbado.
Como solucionar? Necessário enquadrar os valores informados nos campo (Prazo x Valor da Parcela) de forma que o resultado dessa soma não seja menor que o Valor Total Averbado.
03)
![]() O que significa? Mensagem de alerta, sinalizando que a regra de negócio não atende aos critérios necessários para concluir o processo de Averbação. Pois a soma do REPASSE, EXTRAS e IOF, não pode ser maior que o Valor Total Averbado. Exemplo (Valor Total Averbado >= REPASSE + EXTRASS + IOF).
Como solucionar? Corrigir os valores de tal forma que a soma entre (REPASSE, EXTRAS e IOF) não ultrapassem o Valor Total Averbado. Exemplo (Valor Total Averbado >= REPASSE + EXTRASS + IOF).
04)
![]() O que significa? Mensagem de alerta indicando que o prazo máximo de meses de carência do contrato foi ultrapassado.
Como solucionar? Basta corrigir a data de carência, respeitando os meses de prazo máximo.
05)
![]() O que significa? Mensagem de alerta indicando que o Prazo total de parcelas do contrato não pode ser maior que 96 vezes.
Como solucionar? É necessário interpretar a mensagem e o limite informado para que o prazo esteja enquadrado dentro da regra informada. Nesse caso o Prazo máximo é de 96 vezes, podendo variar dependendo do convênio em questão.
06)
![]() O que significa? Mensagem de alerta indicando que não existe nenhum Cód. de Desconto disponível para aquela matrícula junto ao servidor.
Como solucionar? Realizar a baixa de um contrato já existente, para que assim seja possível utilizar o Cód de Desconto ocupado por aquele contrato.
07)
![]() O que significa? Mensagem de alerta indicando quando um servidor pertence a um Órgão/Secretária sem permissão para efetivar uma opração consignada ou uma modalidade em específico (Cartão, Emprestimo, Mensalidade Associativa).
Como solucionar? Nesse caso, por tratar-se de uma determinação do próprio Convênio (Órgão Gestor) o contexto não permite alterações.
08)
![]() O que significa? Mensagem sinalizando que a margem do servidor público está bloqueada em nosso sistema.
Como solucionar? Verificar qual o motivo que está ocasionando o bloqueio da margem do servidor junto a nossa central de atendimento, para que assim seja possível realizar o procedimento correto no contexto
Conclusão da Descrição:
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Informe os Dados do Contrato". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
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