Funcionalidade: Arquivo Retorno - Tela: Relatório de Arquivo Retorno
Depois de selecionar "Arquivo Retorno", opção atribuída ao agrupador "Mensais" do Menu "Relatórios", ocorre um direcionamento automático para a página da funcionalidade.
Esse elemento consiste na ação de gerar o Relatório de Arquivo Retorno, conforme a competência e modelo de layout determinado no ato.
Considerando as particularidades de cada Órgão Gestor, o relatório de Arquivo Retorno pode apresentar uma crítica sobre o processamento dos descontos consignados em uma determinada competência. Desta forma, a partir dessa crítica pode ser possível identificar um motivo de não desconto, desconto parcial ou, até mesmo, se o contrato foi descontado com sucesso.
O relatório mencionado possibilita o download de um arquivo em formato PDF ou TXT.
Permissões de Acesso:
A funcionalidade Relatório de Arquivo Retorno esta localizada dentro do agrupador de permissões denominado Relatórios. Ela pode ser habilitada diretamente a um usuário específico, desde que ela esteja atribuída também ao seu perfil.
Descrição dos Componentes:
Essa página é composta por um agrupador que contém parâmetros que irão determinar quais informações o sistema irá buscar e como o arquivo será gerado. Visando uma melhor compreensão sobre os componentes dispostos em tela, apresentaremos a seguir as suas descrições.
Definição de Parâmetros - Pesquisa:
Ele possibilita a definição dos parâmetros nos quais o sistema irá produzir o relatório desejado. Esse componente poderá, respeitando as particularidades da regulamentação dos Órgãos Gestores, contar com os campos denominados Modalidade, Código de Desconto e Competência.
Para uma melhor compreensão sobre os campos citados acima, apresentaremos suas descrições a seguir:
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Consignatária: Esta opção estará informando o consignatário que está logado no sistema.
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Modalidade:
É o campo que define o tipo de agrupador dos produtos e/ou serviços dispostos pela Consignatária. Indique qual seria a modalidade dos contratos que deverão constar no arquivo que será gerado. Alguns exemplos de modalidade são: Cartões de Crédito, Empréstimos, Mensalidades Associativas, entre outros.
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Código de Desconto:
Apresenta o código que identifica o produto da Consignatária na Folha de Pagamento. Indique qual seria o código de desconto dos contratos que deverão constar no arquivo que será gerado.
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Competência:
Por meio do preenchimento desse campo, o Sistema de Gestão de Margem poderá se parametrizar para gerar o relatório do período (Mês/Ano) especificado. Informe qual será a competência vigente para esse arquivo.
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Digite o campo denominado Mês com dois dígitos (Exemplo: 06) e o campo Ano com quatro (Exemplo: 2018).
É importante ressaltar que, de acordo com os cronogramas de cada Órgão Gestor, o Arquivo Retorno poderá ser disponibilizado dentro de diferentes períodos. Habitualmente, a disponibilização ocorre entre o final do mês corrente e o início do mês subsequente. Sendo assim, se o usuário precisar retirar o Arquivo Retorno do mês "atual", deverá aguardar até a sua disponibilização no sistema. Ao tentar gerar um Arquivo Retorno com data futura ou que os dados ainda não tenham sido disponibilizados, o documento será gerado em branco.
Depois de realizar as ações de definição nos filtros, é possível acionar os botões para gerar o respectivo arquivo. Porém, lembre-se que o preenchimento do campo competência é obrigatório, não é possível seguir adiante sem definir o período do arquivo a ser produzido pela plataforma.
Quanto aos botões, o primeiro denominado de Gerar Relatório PDF, permite gerar o Arquivo Retorno no formato escolhido. Já ao acionar o botão Gerar Relatório TXT, possível efetuar a seleção do layout do arquivo a ser gerado, podendo disponibilizar diferentes modelos para a escolha.
O elemento Modelo 01 é uma dessas opções, pois trata-se do layout padrão do sistema, que contém delimitador fixo por ";" (ponto e vírgula).
Algumas críticas de retorno são fornecidas, com base nas informações disponibilizadas pelo Órgão Gestor, para auxiliar na compreensão da conjuntura em que o respectivo desconto se encontra. Porém, lembre-se que a administradora do Sistema de Gestão de Margem não tem acesso ao contracheque dos servidores públicos e, por isso, em certos casos, não possui dados suficientes para poder justificar o motivo do não desconto de um contrato. Mas, é importante ressaltar, que estamos à disposição para ajudar nossos parceiros e faremos iremos orienta-los, da melhor maneira possível, sobre como obter uma resposta as suas dúvidas e questionamentos.
Notificações - Mensagens de Alerta:
Em nosso sistema existem algumas mensagens de alerta, instruindo e/ou indicando ao usuário se a ação desejada foi realizada com sucesso ou há algum impedimento para que a mesma seja executada. Entre outras fatores, ela sinaliza um possível erro de digitação no conteúdo informado, a falta de preenchimento de um campo obrigatório ou, até mesmo, uma divergência encontrada na ação desejada devido aos critérios das regras de negócio. A seguir, vamos listar todas as possíveis mensagens de aviso apresentadas nessa tela e descrevê-las:
01) 
O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que algum campo obrigatório não foi preenchido ou selecionado.
Como solucionar? Verificar qual campo está pendente quanto a seu preenchimento ou seleção e executar a ação necessária.
Conclusão da Descrição:
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da aba denominada "Relatório de Arquivo Retorno". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
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