Funcionalidade: Processamento de Arquivos - Tela: Manutenção de Carteira
Depois de selecionar "Manutenção de Carteira", opção atribuída ao agrupador "Processamento de Arquivos" do Menu "Operações", ocorre um direcionamento automático para a página da funcionalidade.
Ela é responsável por determinar os parâmetros do arquivo que será processado e também por permitir o upload desse mesmo documento. Ao se processar um arquivo, é possível efetuar: a inclusão, a alteração e a liquidação de contratos dentro do Sistema de Gestão de Margem.
Permissões de Acesso:
A funcionalidade Manutenção de Carteira esta localizada dentro do agrupador de permissões denominado Operações. Ela pode ser habilitada diretamente a um usuário específico, desde que ela esteja atribuída também ao seu perfil.
Descrição dos Componentes:
Essa página é composta por um agrupador e também por uma tabela, o primeiro item contém parâmetros para preenchimento e o segundo item apresenta o resultado do processamento. Visando uma melhor compreensão sobre os componentes dispostos em tela, apresentaremos a seguir as suas descrições:
Definição de Parâmetros - Parâmetros para o Carregamento de Arquivo:
Será por meio dos campos disponibilizados dentro desse grupo que serão definidos os parâmetros que o sistema irá buscar no ato do processamento do arquivo.
Considerando as particularidades de cada Órgão Gestor, confira a seguir, uma breve explicação acerca de alguns campos que podem estar presentes no grupo visualizado por meio da Figura 31:
-
Modalidade: É o agrupador de um tipo de produtos e/ou serviços oferecidos pela Consignatária. Indique qual seria a modalidade dos contratos que constam no arquivo a ser processado. Exemplo: Mensalidade Associativa, Empréstimo, entre outros.
-
Cód. de Desconto: É o código que identifica o produto da Consignatária dentro da Folha de Pagamento. Indique qual seria o código de desconto dos contratos que constam no arquivo a ser processado.
-
Competência: É o período (mês/ano) da Folha de Pagamento para qual os descontos do arquivo serão processados. Informe qual será a competência vigente para esse arquivo.
-
Upload do Arquivo: É o local aonde pode ser inserido o arquivo contendo as informações a serem processadas. É importante ressaltar que só é aceito o upload de arquivos no formato TXT, o sistema irá impedir o carregamento de arquivos em formatos diferentes do estipulado.
Se algum dos campos supracitados for informado diferentemente da realidade da operação no Sistema de Gestão de Margem e/ou do que consta na linha do arquivo sendo processado, o sistema irá retornar apresentando uma crítica com a inconsistência e não executará a ação da forma solicitada.
Após definir os parâmetros, preencher os campos solicitados e realizar o upload do arquivo, clique sobre o botão Carregar e Processar. Essa ação fará com que o sistema processe o arquivo carregado, esse procedimento e o seu resultado podem ser acompanhados através da tabela de Arquivos Processados.
Tabela - Arquivos Processados:
Ela apresenta registros dos arquivos que foram carregados e processados, registrando a data em que a ação foi realizada e o código de desconto selecionado anteriormente. Bem como, também indica a situação do processamento e permite o acesso ao seu resultado através do relatório de críticas.
Primeiramente, antes de entrar em detalhes sobre essa tabela em si, é importante ressaltar algumas melhorias que foram implantadas para todas as tabelas do Sistema de Gestão de Margem. Essa plataforma foi desenvolvida visando atender e, até mesmo, antecipar as necessidades dos nossos parceiros. Como cada um pode ter um interesse em específico, estamos cada vez mais tornando o sistema personalizável de acordo com as preferências da pessoa que o utiliza.
Pensando nesse objetivo, inserimos um botão em formato de um livro aberto que tem a função de ser um "seletor de colunas", ele fica localizado no canto esquerdo da tabela ao lado do seu título. Por meio dele, é possível escolher quais colunas serão apresentadas em tela, se for de seu interesse, clique sobre o botão e escolha as informações que lhe forem relevantes. Realizando essa ação, a tabela apresentará apenas as colunas que foram selecionadas.
Utilizando da mesma linha de raciocínio do componente mencionado acima, disponibilizamos um mecanismo que funciona como um ordenador de registros, localizado logo abaixo ou na lateral do título da coluna. Ele organiza os registros na coluna em que for realizada a ação, entre os parâmetros possíveis, essa ferramenta permite regular por uma ordem crescente ou decrescente, por ordem alfabética do começo ao fim ou vice-versa.
Para facilitar a compreensão por parte dos usuários sobre a situação de seus arquivos processados, colocamos 03 cores de identificação da situação. Essa melhoria serve para complementar o especificado no campo denominado Status, onde é informado se o processamento está em andamento, concluído, excluído e/ou cancelado. Portanto, apenas visualizando as cores, é possível saber que quando as informações do arquivo processado estão na cor Verde, significa que o processamento foi simulado ou concluído com sucesso. Já quando as informações do arquivo processado estão na cor Amarelo, significa que o sistema permanece se parametrizando, ou seja, o processamento ainda está em andamento. E, por fim, quando as informações do arquivo processado estão na cor Vermelho, significa que o processamento foi cancelado.
A seguir, apresentamos uma explicação acerca de alguns campos presentes na tabela visualizada por meio da Figura 83:
-
Cód. do Arquivo: É o código interno do Sistema de Gestão de Margem que identifica o arquivo que foi processado.
-
Data de Inclusão: Exibe a data em que o arquivo foi processado.
-
Competência: É o período (mês/ano) da Folha de Pagamento para qual os descontos do arquivo serão processados.
-
Cód. de Desconto: É o código que identifica o produto da Consignatária dentro da Folha de Pagamento.
-
Consignatária: Apresenta o nome da Entidade Consignatária que realizou e/ou está realizando o processamento.
-
Status: É a situação em que o processamento se encontra, podendo ter duas variáveis (Processando e Concluído).
-
Percentual Concluído: Quando o arquivo está "em processamento" esse campo indicará em porcentagem o seu grau de conclusão. Caso ele seja apresentado em branco, significa que o processamento já foi finalizado.
O campo denominado Exportar, localizado no canto inferior direito da tabela, permite o download da lista apresentada na tabela de Arquivos Processados em diferentes formatos. Seguindo essa ordem: EXCEL, PDF, CSV, XML e, por fim, TXT. Caso seja de seu interesse executar essa ação, clique sobre o formato desejado que um arquivo será baixado no seu computador.
Além disso, por meio do botão Detalhar, localizado dentro da coluna Ações, é possível abrir uma janela denominada Críticas do Processamento, contendo dois tipos de gráfico, no formato Pizza ou Barra. Dentro desse componente, o grupo Escolha o Formato Para Download estará disponibilizando relatórios de resultado do processamento nos formatos: Excel, PDF, CSV, XML e TXT. Esses arquivos apresentam informações de todos os registros processados, a descrição das críticas com seus respectivos códigos e a identificação do servidor.
Caso a crítica apresentada indique uma inconsistência em um item selecionado ou no conteúdo da linha do arquivo processado, orientamos que revise a conjuntura e faça tal correção. Posteriormente, execute o procedimento de processamento do arquivo novamente.
Quando a crítica gerada é de "Sucesso" significa que o processamento foi realizado corretamente. Sua aplicação dentro do Sistema de Gestão de Margem é imediata, por este motivo, caso queira verificar se realmente houve a inclusão, alteração ou liquidação de um contrato, basta seguir os passos a seguir:
Acesse a funcionalidade de consulta denominada Margem ou Informações Históricas do Servidor, pesquise pelo cadastro do servidor público e selecione a matrícula na qual o respectivo contrato esteja inserido. Posteriormente, procure pela respectiva operação e veja se suas condições estão de acordo com o esperado.
Notificações - Mensagens de Alerta:
Em nosso sistema existem algumas mensagens de alerta, instruindo e/ou indicando ao usuário se a ação desejada foi realizada com sucesso ou há algum impedimento para que a mesma seja executada. Entre outras fatores, ela sinaliza um possível erro de digitação no conteúdo informado, a falta de preenchimento de um campo obrigatório ou, até mesmo, uma divergência encontrada na ação desejada devido aos critérios das regras de negócio. A seguir, vamos listar todas as possíveis mensagens de aviso apresentadas nessa tela e descrevê-las:
01) 
O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que algum campo obrigatório não foi preenchido ou selecionado.
Como solucionar? Verificar qual campo está pendente quanto a seu preenchimento ou seleção e executar a ação necessária.
02) 
O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que o upload (carregamento) do Arquivo não foi realizado.
Como solucionar? Selecionar o Arquivo desejado e realizar o upload.
03) 
O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que a competência (mês/ano) do Arquivo carregado não condiz com a com a competência selecionada no sistema.
Como solucionar? Parametrizar a competência descrita no Arquivo, junto a competência selecionada no sistema.
04) 
O que significa? Mensagem de alerta sinalizando que a competência (mês/ano) do Arquivo carregado não condiz com as exigências do layout.
Como solucionar? Enquadrar as posições de mês/ano conforme as requisitos do layout do arquivo.
Conclusão da Descrição:
A descrição de cada campo e/ou componente, apresentada acima, permite ao leitor a compreensão sobre todos os aspectos e características da funcionalidade denominada "Manutenção de Carteira". Por meio desses textos explicativos, é possível aprender sobre o comportamento esperado para essa tela, o seu objetivo e também acerca das restrições aplicadas durante sua operacionalização.
Feedback - Dúvidas, Reclamações, Elogios e Sugestões:
O nosso objetivo com essa ferramenta é compartilhar o conhecimento sobre a nossa plataforma da melhor maneira possível. Queremos deixar claro que estamos em um processo constante para buscar atender as necessidades de nossos parceiros e, até mesmo, antecipa-las. Por isso, estamos sempre disponíveis para recepcionar elogios, reclamações ou sugestões que busquem agregar benefícios para ambas as partes.
Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe, contamos com a sua colaboração. Saiba que a sua contribuição é muito importante para nós.
Equipe de Suporte Técnico